Meu Perfil
BRASIL, Homem, Mais de 65 anos



Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 www.tomze.com.br


 
 
Blog do Tom Zé


INSPIRAÇÃO

INSPIRAÇÃO
Tom Zé sobre protestos: 'A descaração pública nacional está assombrada'
Em nova canção, músico e compositor alerta para as 'infiltrações de direita' nas mobilizações nas ruas e vê momento de celebração do país
por Redação RBA publicado 01/07/2013 12:48, última modificação 01/07/2013 13:31
0 Comments e 0 Reactions
FORA DO EIXO / CC

Tom Zé afirma que momento de mobilizações trouxe nova força política para o Brasil
São Paulo – O cantor e compositor Tom Zé lançou, na semana passada, música inspirada nas manifestações que pipocaram nas ruas das cidades por todo o país, Povo Novo, feita em parceria com o também compositor Marcelo Segreto. Para Tom Zé, o momento é de celebração, já que as reivindicações dos movimentos levaram a uma nova postura política, inclusive de governantes. “Estamos em um estado de celebração na medida em que toda a descaração pública nacional está assombrada, e tentando se redimir das suas eternas malandragens. Senado, Câmara, a oposição, o governo, está todo mundo empenhado em também seguir a voz da consciência”, disse em entrevista à Rádio Brasil Atual.

Para ele, o movimento das ruas configura uma nova força política. “A gente está com o coração batendo e conserva uma alegria muito grande com essa força nova que o Estado de direito ganhou, a população ganhou, inesperadamente, da noite para o dia, quando começamos a ir pras ruas.”

Na música, Tom Zé também alerta sobre o caráter conservador que muitas das manifestações adquiriram, principalmente após a revogação do aumento da passagem de ônibus, trem e metrô em São Paulo, no último dia 19, com versos como “Olha, menino, que a direita já se azeita querendo entrar na receita”.

No dia 20, a manifestação marcada com intuito de comemorar o anúncio feito pelo prefeito Fernando Haddad (PT) e pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), foi marcada por intolerância a militantes de partidos políticos e movimentos sociais. Neste sentido, Tom Zé afirma que as reflexões da socióloga Marília Moscou foram fundamentais para a composição.

“A Marília tinha escrito em 19 de junho as preocupações sobre as infiltrações de direita nessas passeatas. Quando você está fazendo um trabalho e tem liberdade completa fica muito difícil, o documento que ela postou me ajudou a saber o que era conveniente e inconveniente, isso ajudou a fazer, fomos nos guiando, pelos cuidados que ela pedia para que se tomasse.”

A faixa está disponível para download gratuito no site oficial do músico.



Escrito por Tom Zé às 16h54
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]